SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue20Diversity barbie: the multicultural discourse at the doll from the point of view of the children's author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954

Constr. psicopedag. vol.20 no.20 São Paulo  2012

 

RESENHA

 

Lídia Lacava

Psicopedagoga e Arteterapeuta

 

 

Resenha do livro:  BERNARDO, Patrícia Pinna. A prática da Arteterapia: correlações entre temas e recursos. Vol. I - Temas centrais em Arteterapia. São Paulo: Editado pela autora, 2010, 3ª. Edição.

Esta coleção, composta por seis volumes, apresenta a multiplicidade de experimentos em Arteterapia, que poderão servir de prática vivencial para o trabalho de diagnóstico e intervenção em Psicopedagogia.

A autora, Patrícia Pinna Bernardo, Pós-doutora (USP) em Mitologia Criativa onde alia às suas pesquisas a Psicologia Analítica, Mitos e Contos de Fadas, Pedagogia Simbólica e Antropologia, é figura representativa nas áreas da Arteterapia, Psicologia e Pedagogia. Em sua escrita fluente e didática, mostra toda sensibilidade, competência e criatividade que permeiam sua prática profissional. É coordenadora da Pós-graduação em Arteterapia da Unip/SP.

Apresentar aos leitores e atuantes na área da Psicopedagogia este livro é abrir um campo fértil e rico para a utilização de instrumentos mediadores focados na atuação clínica (diagnóstico e intervenção) e institucional (escola e organizações).

Abaixo, seguem os tópicos principais apresentados no Volume I da referida coleção:

  • A construção do vínculo - apresentando recursos da Arteterapia que favorecem a criação do vínculo.
  • Autoimagem e autoestima - explorando a formação da autoimagem que se instaura desde as primeiras relações mãe-bebê.
  • Persona e sombra - sendo a linguagem verbal e não verbal elementos fundamentais para o fazer psicopedagógico, as vivências em Arteterapia apresentadas vêm acrescentar uma qualidade de atuação bastante significativa.
  • Afetividade e alteridade - abordando os ciclos matriarcal, patriarcal e da alteridade e suas relações com o desenvolvimento da criança.
  • Qualidade de vida e ecologia profunda - analisando a importância do estudo sobre diversidade, cooperação, inclusão e cidadania.
  • As quatro funções da consciência e o equilíbrio psíquico - considerando a intersecção das funções com os estilos cognitivo-afetivos na aprendizagem.
  • Criatividade, morte e transformação - compreendendo o estudo da criatividade como elemento fundante para um desenvolvimento sadio da psique, englobando os ciclos existenciais.
  • O caminho: movimento e flexibilidade - analisando os recursos expressivos que servem de suporte para a vivência do arquétipo do herói.
  • O mito pessoal - apresentando a linguagem mítica aliada ao elemento simbólico como possibilidade de busca de sentido para o existir humano.

A leitura deste livro apresenta referenciais da Psicologia Analítica (Carl Jung) que aliados a experimentos em Arteterapia poderão trazer outra propriedade para a atuação em Psicopedagogia.