SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Subsidies for presenting a complete view of the legacy of Jean MaugüéThe development of psychosynthesis in Brazil: Interview with the new academic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.27 no.1 São Paulo June 2007

 

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

 

Contribuições ao módulo história da psicologia do sistema de ensino na BVS-Psi

 

Contributions to the history of the psychology of teaching system at BSV-Psi

 

 

Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos1

Cad. nº 30, "Paula Souza"

 

 

Prosseguindo com a realização do planejamento efetuado para inserção no Módulo BVS-Psi (www.bvs-psi.org.br/tabvidaeobra.htm) das produções da Academia, iniciamos uma nova unidade, a que corresponde ao Resgate da Vida e Obra de Acadêmicos Titulares, matéria da coleção dos DVDs com seu manual anexo, intitulada O Legado da Psicologia para o Desenvolvimento Humano. A referida contribuição recebeu o apoio do Ministério da Cultura, do Conselho Regional de Psicologia - 6ª. Região e da Editora Vetor-Psicopedagógica.

No momento atual, serão incluídos, no citado Módulo, além de uma breve apresentação da Academia, o legado de três Acadêmicos, assim discriminados:

1. Academia Paulista de Psicologia
Autores:
Arrigo Leonardo Angelini (C. 4)
Aidyl Macedo de Queiroz Pérez-Ramos (C. 30)
Maria Imaculada Cardoso Sampaio (Coordenadora do Serviço de Biblioteca e
Documentação - IPUSP)
Manual: p. 10 - 30 e no 1º DVD
2. Subsídios para a História da Psicologia no Brasil
Autor: Arrigo Leonardo Angelini (C. 4)
Manual: p. 22 - 35 e no 1º DVD
(artigo com foto do autor)
3. Humanização hospitalar: conquistas e desafios na realidade brasileira
Autora: Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos (C. 30)
Manual: p. 36 - 45 e 3º DVD
(artigo com foto da autora)
4. Leitura: um caminho para a cultura
Geraldina Porto Witter (C. 23)
Manual: p. 46 - 57 e 2º DVD
(artigo com foto da autora)

Destacam-se, sinteticamente, os aspectos mais importantes de cada unidade; ora incluída, como estímulo para os leitores aprofundarem-se nos correspondentes temas.

1. Academia Paulista de Psicologia. São apresentadas informações deste sodalício, quanto à sua fundação, estrutura e organização; seu quadro de Titulares, de Membros Correspondentes e de Beneméritos; as premiações que são outrogadas a psicólogos e a publicação do Boletim Academia Paulista de Psicologia, seu órgão oficial de divulgação.
2. Subsídios para a História da Psicologia no Brasil. São apresentados com base na longa história do autor como docente universitário e Diretor do Instituto de Psicologia da USP. Destacam-se as grandes transformações da Psicologia no Brasil como a regulamentação legal da profissão, a instalação dos órgãos de fiscalização profissional, o progresso nas publicações e no exercício profissional do psicólogo, o aumento considerável de cursos de Psicologia e a criação de institutos de Psicologia como o da Universidade de São Paulo, propulsores do ensino, pesquisa e apoio comunitário na área.
3. Humanização hospitalar: conquistas e desafios na realidade brasileira. A autora aqui seleciona, do seu legado, apenas o da Psicologia Hospitalar, como pioneira e efetiva colaboradora, em nosso meio. São detectadas suas contribuições na abertura de novas frentes da participação dos psicólogos nesse contexto, na criação de modelos de avaliação/intervenção e de instrumentos inovadores para o diagnóstico contextualizado e do ambiente hospitalar pediátrico, assim como no estudo do stress e coping dos psicólogos que atuam nesse campo. Uma variedade de pesquisas e publicações da autora, assim como sua participação em congressos e em associações são comprovantes do seu importante legado.
4. Leitura, um caminho para a cultura. A exposição é fruto da experiência da Acadêmica durante 50 anos de docência universitária, especialmente de um grande número de pesquisas direcionadas a esse campo do saber. Criou e provou a eficiência de instrumentos psicológicos e de procedimentos didáticos para avaliação e desenvolvimento dessa competência, tanto para crianças normais quanto para aquelas com deficiência mental. Importantes estudos sobre a metaciência associada à leitura são impulsionados pela autora nos últimos tempos. Uma diversidade de produção científica, em co-autoria, principalmente, e também a efetiva participação em eventos científicos e em associações profissionais comprovam ainda mais o valor das suas contribuições em Psicologia Educacional, em especial no campo da aprendizagem e do uso da leitura como estratégia efetiva para o desenvolvimento cultural no País.

 

 

Enviado em: 05/02/2007
Aceito em: 03/03/2007

 

 

1 Contato: Rua Pelágio Lobo, 107 - Perdizes - CEP 05009-020 - São Paulo - SP. E-mail: juanaidyl@uol.com.br Tel.: (11) 3862-1087.