SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Paulo Knapp, pioneirismo na história da TCCAliança terapêutica e adesão à Terapia CognitivoComportamental na modalidade online para dependentes de álcool índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. vol.18 no.1 Rio de Janeiro jan./jun. 2022

http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20220003 

10.5935/1808-5687.20220003 EDITORIAL

 

Werner Paulo Knapp, um colega brilhante que infelizmente nos deixou...

 

Werner Paulo Knapp, a brilliant colleague who unfortunately left us...

 

 

Melanie Ogliari Pereira

Beck Institute, Membro fundador da Academy of Cognitive Therapy e FBTC e Faculty member do Beck Institute

Correspondência

 

 

Por que brilhante?

Iniciou sua carreira na Clínica Pinel onde fez sua formação como psiquiatra e de lá foi para o Canadá onde se especializou em dependência química, sua primeira paixão profissional, tornando-se uma referência nacional na área, tendo lançado em 1994 o livro de muito sucesso intitulado Prevenção de recaída: um manual para pessoas com problemas pelo uso de álcool e drogas em coautoria com José Manuel Bertolote e tendo como colaboradores Arnaldo Woitowitz e Marco Monti.

No final da década de 90 encontrou sua segunda paixão, fez o Extra Mural Program no Beck Institute na Philadelphia com Dr. Aaron Beck tornando-se um terapeuta cognitivo comportamental. Desenvolveu com Dr. Beck uma relação muito próxima profissional e afetiva. Na sequência, em parceria, trouxemos o Beck Institute ao Brasil (fato único no mundo) formando terapeutas em Porto Alegre e São Paulo entre 1997 a 2000 de todo o Brasil, muitos dos quais atualmente são referências na área.

Em continuidade, participou ativamente da criação da atual Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, FBTC, sendo seu primeiro presidente, assim como da criação da Associação Latino Americana de Psicoterapias Cognitivas, ALAPCO. Criou cursos de TCC em vários estados brasileiros como o Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas e teve inúmeras participações em congressos e cursos Brasil afora.

Em 2004 lançou seu segundo livro, Terapia Cognitivo Comportamental na Prática Psiquiátrica com colaboradores e que se tornou um livro de referência na área. Sua influência, contudo, não se ateve somente ao Brasil. Ele foi convidado para ser sócio fundador da Academy of Cognitive Therapy assim como Faculty Member do Beck Institute mais recentemente. Em 2015 passou um ano na Philadelphia no Beck Institute tendo participado da elaboração do último livro do Dr. Aaron Beck, CT-R- Terapia cognitiva orientada para a recuperação de transtornos desafiadores.

Reconhecido nacional e internacionalmente por sua ação e competência profissional, era também de forma unânime reconhecido e sempre trabalhou clinicamente. Em todas as áreas onde atuou chamava atenção por sua disponibilidade, seu bom humor, sua risada fácil e cheia. Sem dúvida uma grande perda de um excelente profissional e pessoa.

Sentiremos saudades.

Um nosso abraço e admiração

Autora: Melanie Ogliari Pereira (Psiquiatra, Terapeuta cognitivo comportamental pelo Beck Institute, Membro fundador da Academy of Cognitive Therapy e FBTC e Faculty member do Beck Institute).

 

 

Correspondência:
Melanie Ogliari Pereira
E-mail: pereiramogliari@gmail.com

Creative Commons License