SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Psicología Organizacional y del Trabajo en el Sur de Brasil: características de los profesionales, de la actuación y de los contextos de trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.19 no.3 Brasília jul./set. 2019

http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.3.Editorial 

Repercussões e desafios à produção da Revista Psicologia: Organizações e Trabalho

 

Repercussions and challenges to the production of the Psychology: Organizations and Work Journal

 

Repercusiones y desafíos a la producción de la Revista Psicología: Organizaciones y Trabajo

 

 

Roberto Moraes CruzI; Jairo Eduardo Borges-AndradeII; Daniela Bahia MosconIII; Marcos Ricardo Datti MichelettoIV; Marina Greghi SticcaV; Mary Sandra CarlottoVI; Germano Gabriel Lima EstevesVII; Paola Barros DelbenVIII

IEditor-Chefe - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
IIEditor Sênior - Universidade de Brasília (UnB)
IIIEditora Associada - Universidade Salvador (UNIFACS)
IVEditor Associado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
VEditora Associada - Universidade de São Paulo (USP)
VIEditora Associada - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
VIIEditor Júnior - Universidade de Rio Verde (UniRV)
VIIIEditora Júnior - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

 

A rPOT nasceu da discussão sobre a necessidade de um veículo de comunicação do conhecimento produzido da área da Psicologia das Organizações e do Trabalho, no âmbito do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, com base em um projeto, no ano 2000, organizado pelos professores Roberto Moraes Cruz e José Carlos Zanelli, aperfeiçoado pelos professores Peter Kevin Spink (EAESP-FGV) e Antônio Virgílio Bittencourt Bastos (UFBA). Os seus três primeiros números impressos, publicados em 2001, foram financiados pelo Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC), graças à sensibilidade do seu presidente à época, Paulo Shiro Matsuo, que assumiu o projeto de editoração da rPOT como uma diretriz científico-profissional, em seu mandato, no CRP-SC. Nesse período, foi solidificada a parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC, da UFBA e da UnB, graças à contribuição decisiva do professor Jairo Eduardo Borges-Andrade. Desde então, a rPOT cresceu e ampliou o seu alcance, solidificando sua intima parceria com a Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) e com os grupos de pesquisadores da área. Desde o seu nascimento, já foram produzidos 51 números, incluindo este, em 19 volumes.

Periódicos científicos, como é o caso da rPOT, são meios de disseminação de conhecimentos produzidos por diferentes pesquisadores e profissionais que estudam, interveem e avaliam as repercussões do seu trabalho na sociedade. Disseminar conhecimentos implica numa posição ético-científica e pedagógica de sistematização e difusão da diversidade da produção científica afeta ao campo da Psicologia das Organizações e do Trabalho, no sentido de promover processos de ensino, capacitação e atualização de alunos, pesquisadores e profissionais da área.

Neste ano, iniciamos mais um ciclo de desafios à nova equipe editorial da rPOT, que assume as diretrizes de manutenção da qualidade técnico-científica de suas publicações, frente às exigências cada vez mais crescentes de melhoria do fluxo de trabalho - submissão, avaliação, aprovação e publicação de manuscritos -, assim como da internacionalização de sua produção e do aumento de citações da produção editorial indexada. A receptividade da rPOT na comunidade dos interessados em seu escopo de publicações, assim como as trocas constantes com os autores e avaliadores dos manuscritos, indica a necessidade de um trabalho diligente e cuidadoso de editoração.

Produzir um periódico científico e, principalmente, mantê-lo, exige esforços colaborativos de uma equipe editorial (editores e assistente) e avaliadores dos manuscritos, que se revezam continuamente, a fim de oferecer um produto intelectual socialmente relevante à comunidade. Assim, a rPOT pretende continuar sua política de oferecer à comunidade um periódico que expresse a diversidade da produção científica, como é o caso desta edição, que reúne dez artigos, entre teóricos e empíricos:

Psicologia Organizacional e do Trabalho no Sul do Brasil: características dos profissionais, da atuação e dos contextos de trabalho descreve a atuação dos psicólogos no campo da POT no sul do Brasil, as restrições mercadológicas e os esforços dos profissionais da área em ampliar as demandas de trabalho nas organizações. Trabalho, Aposentadoria e Satisfação de Vida em Aposentados de uma Multinacional analisa as relações entre o papel de trabalho na carreira, o tipo de decisão sobre a aposentadoria e a satisfação de vida entre aposentados de uma empresa multinacional. "Para além do arco-íris": trajetórias de carreira de casais homossexuais procurou compreender como se constrói a carreira de casais homossexuais, individual e conjuntamente, e como são negociadas as trajetórias frente às possibilidades de trabalho existentes. A profissão do policial militar: vivências de prazer e sofrimento no trabalho investigou fatores que determinam vivências de prazer e sofrimento no cotidiano de trabalho de policiais do estado do Rio Grande do Sul. Estressores da docência como preditores do bem-estar de professores do ensino fundamental investigou o poder preditivo de agentes estressores no bem-estar subjetivo em professores do ensino fundamental. Contexto de Trabalho e Transtornos Mentais Comuns em Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul, Brasil analisou a associação entre contexto de trabalho no Judiciário Federal do Rio Grande do Sul e ocorrência de Transtornos Mentais Comuns (TMC). Fadiga e Estresse como preditores do Burnout em Profissionais da Saúde avaliou os efeitos da fadiga e do estresse no desencadeamento da Síndrome de Burnout (SB) em profissionais da saúde. Escalas de Desenvolvimento de Carreira e Modelo das Respostas Adaptativas para Universitários testou o ajustamento das Escalas de Desenvolvimento de Carreira de Universitários em um modelo denominado Respostas Adaptativas. Construção de uma Escala de Clima Organizacional para uma Organização Pública obteve evidências de validade, de confiabilidade e de consistência interna de um instrumento de avaliação do clima organizacional em um contexto de uma instituição pública. Adaptation of the Work Design Questionnaire to Brazil realizou a adaptação de um questionário de desenho do trabalho para o contexto brasileiro por meio de estudos fatoriais.

O conjunto desses trabalhos assinalam a diversidade teórica e metodológica do campo da Psicologia das Organizações e do Trabalho, com relevantes impactos às práticas profissionais de analistas, operadores, gestores e trabalhadores, de uma forma geral. Boa leitura!

Creative Commons License