SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Competências na Avaliação Psicológica de Graduandos em Psicologia: Análise do Ensino e Experiência em Estágios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Psicol. Ensino & Form. vol.8 no.2 São Paulo jul./dez. 2017

http://dx.doi.org/10.21826/2179-580020178112 

Editorial

Editorial

A Revista Psicologia: Ensino e Formação, em seu segundo número do ano de 2017, apresenta por meio de sua equipe editorial mais esse compromisso da Gestão ABEP 2017 e 2019.

Este volume, aborda o papel edificante que os serviços escolas no contexto do Ensino e da Formação em Psicologia, ressaltando a construção de uma Psicologia implicada com os processos de mudança social, expressos nas produções dos serviços-escolas em diferentes contextos do Ensino e da Formação.

Este último número de 2017 concluir esta nova fase da revista, a qual contou com o apoio do CRP 06 São Paulo, para o qual a diretoria registra seu agradecimento e reconhecimento. Destacamos que volumes 6, 7 e 8, em representam o momento de revitalização visual e editorial, com a adoção de inovações coo o uso do Qr-Code a partir do DOI de cada artigo, favorecendo a visibilidade de cada publicação.

Iniciamos, com as contribuições no Pensar e Fazer em serviços escolas, Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida e Gustavo Paiva de Carvalho, em “O que nos Leva a Fazer o que Fazemos? Relatos de Experiências em Estágios Supervisionados”; partem da experiência do estágio curricular na formação em psicologia nos laboratórios; Laboratório de Investigação em Ciências Cognitivas – LABICC e Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento – LAPENEC, da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.

Em seguida, as reflexões críticas de Paula Fontana Fonseca; em “Estágios em Psicologia e Educação: Itinerários Singulares de Formação”, problematizam a função do estagiário e mais amplamente do próprio psicólogo na Educação. O que nos remete ao percurso de, Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, Leonardo de Oliveira Barros e  Helder Henrique Viana Batista, que apresentam aos conhecimentos psicométricos e estatísticos, que subsidiam os testes psicológicos; em “Competências na Avaliação Psicológica de Graduandos em Psicologia: Análise do Ensino e Experiência em Estágios”, com pesquisas que indicam a presença média de três disciplinas de Avaliação Psicológica ao longo da graduação, falta conhecimento teórico sobre os instrumentos psicológicos além de  técnicas complementares do processo avaliativo, evidenciado a necessidade de avanços mais consistências sobre o tema no contexto da formação e atuação profissional.

Aprofundando a temática da Avaliação Psicológica, Katya Luciane de Oliveira; Amanda Lays Monteiro Inácio e Patrícia Silva Lúcio; em “Serviço de Avaliação Psicológica no Contexto Judiciário: um Relato de Estágio”; enfatizam a necessidade de que formação permita o contato com conteúdo teóricos e a vivência prática realizada por meio do estágio durante a graduação em Psicologia realizados serviço-escola.

Na sequência uma pesquisa com, Laylla Carolina Silva Gendiroba, Pedro Paulo Almeida Pimentel e Luiz Carlos Castello Branco Rena; em: “NUPSI: Perfil dos Usuários, suas Demandas de Atenção Psicológica e Modalidades  de  Atendimento”; sobre o projeto de pesquisa buscou compreender os fatores de adesão e desistência do tratamento psicológico a partir da análise das demandas e queixas entre usuários, em um serviço escola do Curso de Psicologia da PUC Minas/Betim.

Assim como, as contribuições de Natália Moraes Góes e Evely Boruchovitch; que demonstram criativamente como: “O Uso do Mapa Conceitual na Formação de Futuros Professores em Disciplina de Estágio Supervisionado: um Relato de Experiência”; promovem a autorreflexão de professores sobre a própria aprendizagem.

Destacamos ainda o tema dos egressos, na contribuição de Isabel Corrêa Pacheco e Stefania Rodrigues de Oliveira Viana; que apresentam “As Contribuições do Núcleo de Práticas Psicológicas para Formação dos Acadêmicos em Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni”, e partem da pesquisa descritivo do método quantitativo para esta oferta neste volume,

Por fim, incorporando uma compreensão crítica a produção científica sobre supervisão de estágios, Maíra Bonafé Sei e Ricardo da Silva Franco; em; “Supervisão Grupal de Estágio em Psicologia Clínica: Revisão da Literatura”; reconhece a centralidade do processo de supervisão na formação em psicologia, com foco acerca da modalidade grupal de supervisão clínica. além de ressaltar aspectos sobre habilidades do próprio supervisor frente a este cenário.

Em tempos de violação de direitos e crescimento do conflito social, nas polarizações sociais, as produções aqui reunidas, representam em muitos aspectos as importâncias dos papeis e relações de ensino e formação que ocorrem nestes territórios de ensino em serviço.

Este número reafirma também a importância da revista Psicologia: Ensino e Formação como necessário espaço de encontro de ideias e resistência crítica.

 

Colegiado de editores

Dreyf de Assis Gonçalves

Monica Ramos Daltro

João Eduardo Coin de Carvalho

Alexandre Lório Ferreira

Creative Commons License