ISSN 2177-093X Versão on-line

SOBRE ESTA REVISTA

 

Informações básicas

A missão da Revista Psicologia e Saúde é difundir e promover o conhecimento científico mediante a transversalização da Psicologia com a saúde e a cultura, através da publicação de artigos originais sobre temáticas que privilegiem pesquisas e discussões teóricas sobre a produção de conhecimento nessas diferentes áreas, visando o desenvolvimento da Psicologia e atendendo seu papel de referência para as práticas profissionais na área da saúde e da cultura.

A Revista Psicologia e Saúde é um produto do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (PMPUCDB). O Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco, iniciado em 1997, originou-se como um desdobramento do Curso de Graduação em Psicologia (CGPUCDB) que teve início em 1975. Reconhecido pela CAPES em 2002 com concentração na área da Saúde, preenche, na região, uma importante lacuna na promoção da competência científica no campo da Psicologia, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores de alto nível. A Revista Psicologia e Saúde torna-se, desse modo, um desdobramento dessas necessidades de formação.

O Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco surge com o objetivo principal de articular ensino, pesquisa e extensão, sob uma perspectiva multi, inter e transdisciplinar, como resposta a uma demanda educacional-regional que atende a todos os municípios do estado de Mato Grosso do Sul bem como a demandas de outros estados e, até mesmo, uma demanda internacional dos países que fazem fronteira com o Estado de Mato Grosso do Sul.

A Revista Psicologia e Saúde incorpora produções científicas que abordam temáticas contemporâneas voltadas para o campos da Psicologia e da Saúde, na articulação com cultura, política, epidemiologia, qualidade de vida, processos sociais, apresentando, discutindo e permitindo reflexões críticas sobre: aspectos teórico-conceituais, metodológicos e modos de atenção (promoção, prevenção e intervenção) tanto no âmbito da saúde, especificamente, quanto no âmbito de políticas sociais de modo mais geral. Pretende, assim, possibilitar a construção e o desenvolvimento de novos conhecimentos e ferramentas que atendam as demandas atuais de ensino, pesquisa e atuação profissional nessas áreas.

A revista se beneficiará dos convênios do Programa de Mestrado em Psicologia, consumados na forma de produções interinstitucionais, tanto no âmbito da pesquisa, quanto de produções teóricas e intercâmbios docentes/discentes. Esses convênios fortalecem a necessidade da criação da Revista Psicologia e Saúde, na medida em que esta se torna um espaço de divulgação nacional e internacional de produtos que compõe essa área de conhecimento e prática. Os convênios são nacionais e internacionais e respondem a complexidade do campo da Psicologia e Saúde, tais como: École des Hautes Études en Sciences Sociales (França); UNILIM - Université de Limoges (França); CIAD - Centro de Investigación en Alimentación y Desrrollo, A.C. (México); Universidad de Sonora, (México); AMEPSO - Asociación Mexicana de Psicología Social (México); ANDE - Associação de Equoterapia (Brasil); PROCAD com o Programa de pós-graduação da PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista Psicologia e Saúde proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project e IBICT, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS/SEER assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

 

Patrocinador

Editora Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
http://www.editora.ucdb.br/

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


© 2012 Universidade Católica Dom Bosco
Mestrado e Doutorado em Psicologia
Av. Tamandaré, 6000 JD Seminário
CEP 79117-900 Campo Grande-MS, Brasil
BRASIL.

mestradopsic@ucdb.br