ISSN 2177-093X versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Diretrizes para os autores

A revista Psicologia e Saúde adota como base para as normas de publicação, o estilo editorial da APA, 4ª edição, publicada em Português pela Artes Médicas como Manual de Publicação da American Psychological Association (2001). Porto Alegre: Artmed Editora.

Formatação:

Fonte:

12, Times New Roman. Margem: superior e inferior, direita e esquerda 2,5cm. Espaço: duplo, inclusive para tabelas e figuras. Numeração das páginas: direita superior. Número de folhas: de 15 a 25 folhas A4, sem contar a folha de rosto e a folha com as informações sobre os autores, (até 3 folhas A4 para resenhas). Ordinariamente, não serão publicados eventuais anexos aos artigos e relatos, raríssimas exceções poderão ser consideradas pelo Comitê Editorial. Todo o texto deverá ser apresentado apenas com alinhamento à esquerda.

Autor:

O(s) nome(s) completo(s), logo abaixo do título e seguido da respectiva filiação institucional. Endereço, titulação acadêmica: em folha separada. Não se admite mais de 5 autores por artigo e relato. Destaques de: palavras, expressões ou pequeno texto que o autor quer destacar, sublinhados e não em negrito, nem em itálico.

Resumo (em folha separada):

Título em Português, com no máximo 15 palavras, em maiúsculo, não mais que 150 palavras (ou 960 caracteres incluindo-se pontuação e espaços) e até 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (;), no final. A primeira palavra com a inicial em letra maiúscula. Por exemplo: Psicologia da saúde; Representações sociais; Subjetividade; Saúde mental; Qualidade de vida. Tratando-se de um relato de pesquisa, o resumo deve conter: contextualização do tema e o problema, características da amostra, instrumentos utilizados para coleta dos dados, procedimento, resultados, discussão e outras implicações. Quando se tratar de um trabalho teórico, depoimento relevante ou de um estudo crítico, deve conter abrangência temática, objetivos, fontes utilizadas, questionamentos suscitados, conclusões. Solicita-se que nota para rodapé da primeira página sobre o trabalho e autor(es) seja apresentada juntamente com o endereço completo do autor principal, em folha separada. Abstract (resumo em inglês) Resumen (resumo em espanhol) Todos os artigos devem apresentar títulos em maiúsculo, resumos e palavras-chave em português, inglês (abstract/key-words) e em espanhol (resumen/palabras-clave), mantendo fidedignidade ao texto em português. No caso de outro idioma, apresentar também na própria linguagem.

Notas de rodapé:

Pede-se que sejam evitadas notas de rodapé de página. Aceita-se uma outra nota, desde que seja de extrema necessidade para esclarecimento de uma expressão utilizada. Titulação do autor, endereço ou outra informação considerada relevante deve ser apresentada em folha separada.

Citações no texto;

Ao se fazer referência a trabalho de um ou mais autores mencionam-se somente seus respectivos sobrenomes. Seguem exemplos de como o autor do manuscrito proposto deve fazer citações no corpo do trabalho: a) um só autor: Carlson (1969) ou (Carlson, 1969); b) dois autores, repetir sempre os sobrenomes: Klopfer e Davidson (1966) ou (Klopfer & Davidson, 1966). c) três a cinco autores pela primeira vez: (Eldredge, Locke & Horowitz, 1998); (Holdnack, Moberg, Arnold, Scmidt & Gur, 1994); (Holdnack, Moberg, Arnold, Gur, J. M. & Gur, R. C. - quando dois autores têm o mesmo sobrenome - 1994). Da segunda vez em diante, basta mencionar o sobrenome do primeiro seguido de et al.: (Elredge et al., 1998); (Holdnack et al., 1994). e) grupo com seis autores: citar somente o sobrenome do primeiro, seguido de et al., ano de publicação. No exemplo: Holdnack, Moberg, Fromm, Arnold, Scmidt e Gur, 1994; a citação no texto passa a ser (Holdnack et al., 1994). Porém, na seção de Referências, todos os nomes dos autores deverão ser relacionados. Citação indireta: Quando a referência é feita com base em fonte secundária consultada, cita-se o autor original, com a indicação in do autor da fonte consultada; Ex.: De acordo com Merejkowski (in Bash, 1967).

Citação no correr do texto e citação em bloco:

a) Quando a citação textual é inferior a 40 palavras, insere-se no correr do texto: "Eu me apresentei e como aposentado eu vivia procurando um meio de harmonizar tudo, não me entediar com a aposentadoria. Então eu vou para os meus filhos" (Vitola, 1998, p. 75). b) Quando a citação excede 40 palavras, toda ela, sem aspas no início e no final, em espaço duplo e igualmente em fonte 12, deve se situar a cinco caracteres da margem esquerda até o final da margem direita. Exemplo: Devem ser levados em consideração os seguintes achados:

Existem concordâncias, e em algumas situações reações muito fortes entre os dados experimentais de Szondi e os encontrados por Rorschach. Nossas pesquisas, abrangendo mais de 400 protocolos têm mostrado alta correlação (muitas delas além da probabilidade 0.001) entre a configuração do ego de que fala Szondi e certos números de sinais apontados por Rorschach (Melon, 1975, p. 270).A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no original. Se isso acontecer e correr o risco de confundir o leitor, acrescente a palavra [sic], sublinhada e entre colchetes, logo após o erro.

A omissão de material de uma fonte original deve ser indicada por três pontos (...). A inserção de material, tais como comentários ou observações devem ser feitos entre colchetes. A ênfase numa ou mais palavras deve ser feita com fonte sublinhada, seguida de [grifo nosso].

Agrave; história oficial das mulheres descrita nos livros, soma-se uma construída no anonimato do dia-a-dia, registrada na biografia de cada mulher. Essa história, única, faz parte e também escreve a história do todo, do universo feminino. Ouvi-las é dar voz ao coração de quem muitas vezes vive batalhas diárias .... Desse modo, como as questões de gênero se engendravam nas histórias de vida daquelas mulheres? (Benites & Barbarini, 2009, p. 17).

Tabelas:

São consideradas tabelas as apresentações em colunas, contendo nomes (Tabela x) ou nomes e número (Tabela y) com ou sem linhas demarcadas. Cada tabela, com número, título e nota de rodapé (conforme o caso) aparecerá em folha separada, no final do trabalho, cabendo ao autor indicar com a palavra inserir aqui, no texto, onde ela aparecerá.

Figuras:

Leva o nome de figura toda imagem que ilustra o texto por gráfico estatístico, desenho ou foto. Deve conter os indicativos (Número, título, nota de rodapé, legenda) conforme constam nas tabelas X e Y. Cada uma deve ser apresentada em folha separada, no final do trabalho, sendo que o autor deve indicar no texto, onde ela deverá ser inserida.

Lista de Referências:

Escreve-se com letra maiúscula somente a inicial do sobrenome e abreviação do primeiro e segundo nome de cada autor. Os sobrenomes do ou dos autores serão seguidos do ano da publicação, título sublinhado quando livro, periódico e volume sublinhados quando se tratar de artigo, local e editora. Inicia-se cada referência sem recuo, na margem esquerda. O recuo deverá ser colocado a partir da segunda linha. Eis alguns exemplos de como preparar a lista de referências dos autores.

Artigos:

Boyce, P., Parker, G., Hickie, I., Wilhelm, K., Brodaty, H., & Mitchell, P. (1990). Personality differences between patients with remitted melancholic and nonmelancholic depression. American Journal of Psychiatry, 147 (11), 1476-1483.

Geschwind, H. N. (1972). Language and the brain. Scientific American, 105 (2), 76-83.

 

Livros:

Klopfer, B., & Davidson, H. H. (1966). Manual introductório de la técnica del Rorschach, (1ª ed.). Buenos Aires: Editorial Paidos.

Freedman, A. M., Kaplan, H. I., & Sadock, B. J. (1980). Compendio de psiquiatria, (1ª ed. em espanhol). Porto Alegre: Editora Artes Médicas.

American Psychiatric Association (1995). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM IV, (4ª ed.). Porto Alegre: Artes Médicas.

 

Capítulos de livro:

Petracco, A., & Badalotti, M. (1997). Infertilidade: definições e epidemiologia. In M. Badalotti, C. Teloken, & A. Petracco (Eds.), Fertilidade e infertilidade humana (pp. 3-7). Rio de Janeiro: Ed. Médico e Científica.

Hier, D. B. (1984). Cefaléia. In Samuels M. A. (Ed.), Manual de Terapêutica Neurológica (2ª ed., pp. 17-32). Rio de Janeiro: Editora Médica e Científica Ltda.

 

Meios eletrônicos: Quando o periódico tiver a versão impressa e eletrônica:

Meyer, S., & Bock, K. (1992). The tip-of-the-tongue phenomenon; Blocking or partial activation? [Versão eletrônica]. Memory & Cognition, 20, 715-726.

 

Quando o periódico tiver exclusivamente a versão na Internet:

Fredrickson, B. L. (2000, Março 7). Cultivating positive emotions to optimize health and well-being. Prevention & Treatment, 3. Acessado de ftp://ftp.princeton.edu/harnad/Psycholoquy/2000.volume.11/psyc.00.11.001.language-sex-chromosomes.crow

Gramática e ortografia.

A revisão gramatical e ortográfica do texto é de responsabilidade do autor. O Editor e o Comitê Editorial poderão efetuar pequenas modificações e correções gramaticais e ortográficas complementares que se fizerem necessárias.

Não cumprimento das normas

Manuscritos propostos que não sejam apresentados dentro das normas estabelecidas não serão avaliados.

Parecer e informações ao autor

Não serão devolvidas aos autores cópias de manuscritos propostos. Após a avaliação do manuscrito o autor será informado quanto a se foi aceito e em que número será publicado, ou não foi aceito para publicação nesta revista.

Direitos autorais.

A revista Psicologia e Saúde permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Psicologia e Saúde) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.

Responsabilidade

Textos, posicionamentos teóricos e ideológicos, contidos nos trabalhos propostos, são da responsabilidade do autor.

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todos os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor"

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Política de Privacidade Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial]


© 2012 Universidade Católica Dom Bosco
Mestrado e Doutorado em Psicologia
Av. Tamandaré, 6000 JD Seminário
CEP 79117-900 Campo Grande-MS, Brasil
BRASIL.

mestradopsic@ucdb.br