ISSN 2177-093X versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Sobre Instruções aos Autores

O cadastro no sistema da Revista Psicologia e Saúde e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Link para acesso: https://www.pssa.ucdb.br/pssa

A revista Psicologia e Saúde adota como base para as normas de publicação, o estilo editorial da APA, American Psychological Association: Publication Manual of the American Psychological Association (7ª Edição).

As Diretrizes para Submissão completas e detalhadas encontram-se no endereço: https://www.pssa.ucdb.br/pssa

Informação Básica para Formatação dos Manuscritos Submetidos:

Deverão atender a um dos eixos temáticos da revista: (1) Avaliação e Assistência em Saúde ou (2) Políticas Públicas, Cultura e Produções Sociais – sendo especificado na seção “Comentários ao Editor”.

São dois arquivos obrigatórios: Folha de Rosto Identificada (modelo no site da Revista) e Manuscrito, além do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) (se for o caso).

O Manuscrito deve conter: Folha de Rosto SEM Identificação (modelo no site da Revista), Resumo/Abstract/Resumen, Corpo do Texto, Referencias Bibliográficas, Notas de Roda-pé e Anexos – se houverem.


Fonte: 12, Times New Roman.

Margem: superior e inferior, direita e esquerda 2,5cm. 

Espaçoamento: duplo e alinhamento à esquerda em todo o manuscrito, exceção à Folha de Rosto Sem Identificação.

Numeração das páginas: direita superior. 

Número de folhas: de 15 a 25 folhas A4,

Os textos poderão ser redigidos em português brasileiro, português europeu, espanhol e inglês. Todos os tipos de contribuição, à exceção de resenhas, devem conter título, palavras-chave e resumo em três idiomas. Um necessariamente no idioma original, outro em português brasileiro e o terceiro em inglês ou espanhol, a depender do original. Se o idioma de submissão for o português brasileiro, o segundo resumo será em inglês, e o terceiro, em espanhol.

 

Folha de Rosto Identificada

Título do manuscrito: limite de 15 palavras, centralizado, nos três idiomas, sendo um na língua nativa, outro em inglês e o terceiro em espanhol.

Nomes de todos(as) os(as) autores(as), sendo que deve apresentar ao menos um(a) com o título de doutor(a), obrigatoriamente.

Breve descrição sobre as atividades atuais dos(as) autores(as) e sua formação; especificar as exatas contribuições de cada autor(a) no manuscrito e formação deles(as); ORCID dos(as) autores(as) devem estar ativos.

 

Resumo/Abstract/Resumen

Deve ser estruturado indicando: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão – limite de 200 palavras. Seguido das palavras-chave.

Os resumos nos outros dois idiomas devem ser fiéis ao resumo em idioma nativo, porém não uma tradução “literal”; ou seja, as traduções devem preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical das línguas. Ao fim do resumo, listar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave; recomenda-se a utilização da Terminologia em Psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde para a definição das palavras-chave. A Revista Psicologia e Saúde tem como procedimento padrão fazer a revisão final dos resumos, reservando-se o direito de corrigi-los, se necessário.

Palavras-chave: três a cinco palavras escritas em letra minúscula e separadas por vírgula. Deve vir logo abaixo de cada Resumo nos três idiomas selecionados.


Citações no texto:

As citações diretas e indiretas devem seguir as normas da APA 7ª edição.

Citações com menos de 40 palavras devem ser incorporadas no parágrafo do texto, entre aspas. Citações com mais de 40 palavras devem aparecer sem aspas em um parágrafo no formato de bloco, com cada linha recuada 1,25 cm da margem esquerda. Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do(a) detentor(a) dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução. A permissão deve ser endereçada ao autor(a) do trabalho submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância. A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no original. Se isso acontecer e correr o risco de confundir o leitor, acrescente a palavra [sic], sublinhado e entre colchetes, logo após o erro. Omissão de material de uma fonte original deve ser indicada por três pontos (. . .). A inserção de material, tais como comentários ou observações, deve ser feita entre colchetes. A ênfase numa ou mais palavras deve ser feita com fonte sublinhada, seguida de [grifo nosso].

 

Figuras, Tabelas e Gráficos:

Figuras, tabelas e gráficos devem ser inseridos no corpo do texto, no local em que devem aparecer, seguindo a formatação para cada um conforme a APA 7ª edição.

 

Referências: devem seguir as normas da APA 7ª edição, manter o espaçamento duplo entre linhas, alinhamento à esquerda. Não deixe um espaço extra entre as citações e, na segunda linha da referência em diante, faça um recuo de 1,27 cm. Todos os endereços URL deverão estar ativos.

 

Notas de rodapé: evite, sempre que possível. Todavia, se não houver outra possibilidade, as notas de fim devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e apresentadas após as Referências. O título (Notas)aparece centralizado. Recue a primeira linha de cada nota de fim em 1,25 cm e numere-as conforme asrespectivas indicações no texto, mantendo o espaço duplo entre as linhas.

 

Anexos: evite. Somente devem ser incluídos se contiverem informações consideradas indispensáveis. Os anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto em maiúsculas (A, B, C e assim por diante), se forem mais de um. Os anexos devem ser apresentados cada um em uma nova página, intituladas com a palavra “Anexo” seguida das respectivas letras correspondentes (apenas quando há mais de um anexo, pois basta a palavra “Anexo” quando há apenas um), em negrito. Cada anexo deve ser mencionado ao menos uma vez no corpo do texto, com a primeira letra maiúscula e seguido da letra que o identifique (também maiúscula).

 

Utilizando linguagem neutra

Conforme a norma vigente da língua portuguesa, o masculino pode indicar neutralidade do sujeito ou gênero não marcado. Mas sabemos que isso é contestável, e novas tendências têm surgido na escrita em busca de mais representatividade.

Assim, é de responsabilidade/autonomia dos(as) autores(as) a decisão pelo uso de linguagem neutra (e.g.,uso de “e”, como em “todes”; uso de @; uso de X), mas recomendamos o uso do “e”, já que permite que softwares de leitura de documentos leiam apropriadamente as palavras. Importante ressaltar: ao escolherem uma linguagem neutra, é indispensável que os(as) autores(as) a mantenham em todo o artigo,por questão de padronização. 

Observações durante a escrita do texto e exemplos de citação e referências

O uso de expressões que denotem posição no texto, como “a tabela acima” ou “a figura abaixo”, deve ser evitado. No processo de editoração, a localização destas pode ser alterada. As normas não incluem a denominação de quadros ou gráficos, apenas tabelas e figuras.

Sobre o uso de sublinhados, itálicos e negritos: use itálico para palavras ou expressões que constituam “estrangeirismos”, como self, locus etc., e sublinhado para outras palavras que deseje grifar. Reserve negritos para os títulos.

Indique sempre os(as) autores(as) e as datas de publicação de todos os estudos mencionados no corpo do texto. Todos os nomes de autores(as) cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação. Na seção de Referências, só descreva os(as) autores(as) citados no corpo do texto.


 

Gramática e ortografia.

A revisão gramatical e ortográfica do texto é de responsabilidade do autor. O Editor e o Comitê Editorial poderão efetuar pequenas modificações e correções gramaticais e ortográficas complementares que se fizerem necessárias.

Não cumprimento das normas

Manuscritos propostos que não sejam apresentados dentro das diretrizes estabelecidas serão devolvidos.

Parecer e informações ao autor

Não serão devolvidas aos autores cópias de manuscritos propostos. Após a avaliação do manuscrito o autor poderá acompanhar, através de seu cadastro, o status da Submissão.

Responsabilidade

Textos, posicionamentos teóricos e ideológicos, contidos nos trabalhos propostos, são da responsabilidade do autor.

Declaração de Direito Autoral

Os artigos publicados na Revista Psicologia e Saúde têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Política de Privacidade Os nomes e endereços de e-mail nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não estando disponíveis para outros fins.

 

Avaliação

A primeira avaliação é feita pelo Conselho Editorial da Revista Psicologia e Saúde, verificando se o trabalho seguiu os itens elencados nas Diretrizes para Autores e Tipos de Contribuição. Se aprovado nesta etapa, o manuscrito será encaminhado a, pelo menos, dois consultores(as) ad hoc.

Os(As) consultores(as) ad hoc são escolhidos(as) pelo Conselho Editorial, embora os(as) autores(as)possam sugerir possíveis consultores(as) pesquisadores(as) qualificados(as) afiliados(as) a instituições, que não as dos(as) autores(as) na carta de encaminhamento ou em “Comentários ao Editor”.

O tempo médio de um retorno sobre as avaliações dos artigos é de aproximadamente 9 (nove) meses a contar da submissão. Em caso de aceite, o prazo de publicação é de até 12 (doze) meses desde o aceite final do manuscrito.

Caso o texto seja rejeitado, os(as) autores(as) são encorajados(as) à nova submissão, depois de cuidadosa revisão, considerando os pareceres recebidos.

E-mail para contato: pssa@ucdb.br

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial]


© 2012 Universidade Católica Dom Bosco
Mestrado e Doutorado em Psicologia
Av. Tamandaré, 6000 JD Seminário
CEP 79117-900 Campo Grande-MS, Brasil
BRASIL.

mestradopsic@ucdb.br