SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Conflito trabalho-família e COVID-19: estratégias, qualidade de vida e conjugalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.21 no.4 Brasília out./dez. 2021

http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.editorial 

10.5935/rpot/2021.4.editorial

 

20 anos da rPOT e o papel dos periódicos científicos na pandemia da COVID-19

 

20 years of rPOT and the role of scientific journals in the COVID-19 pandemic

 

20 años de rPOT y el papel de las revistas científicas en la pandemia COVID-19

 

 

Roberto Moraes CruzI; Jairo Eduardo Borges-AndradeII; Alexsandro Luiz De AndradeIII; Daniela Campos Bahia MosconIV; João ViseuV; Marcos Ricardo Datti MichelettoVI; María Elisa Ansoleaga MorenoVII; Mª Inmaculada López NúñezVIII; Mussa AbacarIX; Nádia KienenX; Janete KnapikXI; Simone CassianoXII; Maria Nivalda de Carvalho-FreitasXIII

IEditor-Chefe - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
IIEditor Sênior - Universidade de Brasília (UnB), Brasil
IIIEditor Associado - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil
IVEditora Associada - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil
VEditor Associado - Universidade do Algarve (UAlg), Portugal
VIEditor Associado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Brasil
VIIEditora Associada - Universidad Diego Portales (UDP), Chile
VIIIEditora Associada - Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha
IXEditor Associado - Universidade Rovuma (UniRovuma), Moçambique
XEditora Associada - Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil
XIEditora Júnior - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
XIIEditora Júnior - Universidade de Brasília (UnB), Brasil
XIIIPresidente - Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), Brasil

 

 

A Revista Psicologia: Organizações e Trabalho (rPOT) completou 20 anos de existência em 2021. Em seu Editorial de junho de 2001, o primeiro editor da rPOT exaltava o momento de alegria de finalmente o Brasil dispor de um periódico científico especializado em temáticas de Psicologia das Organizações e do Trabalho (POT) que pudesse atender aos pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais interessados nessas temáticas (Zanelli, 2001). Desde então, a rPOT se tornou uma fonte importante de acesso a conhecimentos especializados, gratuitos e qualificados, desempenhando um papel fundamental na disseminação de informação na área das Organizações e do Trabalho, em língua portuguesa.

Nesse período, foram publicados 60 números e 551 artigos, incluindo este número, refletindo uma trajetória de difusão de conhecimentos científicos em diferentes domínios da POT e áreas afins. Uma rápida análise da produção científica veiculada pela rPOT, nesse período, com base em um recurso de análise de dados textuais, proporcionado pelo software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), permite destacar alguns aspectos relevantes.

Uma representação gráfica de palavras agrupadas (nuvem de palavras), em função da sua frequência, considerando todos os resumos dos artigos publicados pela rPOT (2001-2021), mostra os termos trabalho e organizacional em destaque (Figura 1). Pesquisadores da POT são especialistas em compreender processos de trabalho e organizacionais, em vários níveis, e em suas interações com outros fenômenos psicológicos e sociais, em diferentes contextos. Seria esperado, portanto, esse destaque, assim como, dos outros termos veiculados com mais frequência nos resumos dos artigos: organizações, estudo, saúde, escala, psicologia, gestão, trabalhadores, contexto, dentre as principais.

 

 

Um aspecto interessante verificado nessa análise textual é a presença da expressão pandemia, fruto das publicações realizadas sobre a pandemia de COVID-19 entre 2020 e 2021. De fato, a rPOT, em seus editoriais ao longo desse período, procurou mobilizar pesquisadores e profissionais da POT, e áreas afins, a promoverem e publicarem as produções científicas relacionadas à pandemia e seus impactos na saúde dos trabalhadores e na gestão de trabalho e dos processos organizacionais (Cruz et al. 2020, Cruz et al., 2021a; Cruz et al., 2021b; Cruz et al., 2021c).

As consequências geradas pela pandemia da COVID-19 mostraram que um dos grandes desafios de governança, nos setores públicos e privados, foi compreender a dinâmica entre crises globais e locais (Howard-Grenville, 2020). Outro desafio foi entender o alcance e a extensão dos seus efeitos na comunidade, em diferentes domínios - na preservação da vida e do bem-estar das famílias, na manutenção de cadeias de suprimentos e de fontes de renda, na promoção de processos educativos e de socialização. De certa maneira, organizações e pessoas, individualmente, foram testadas em sua capacidade de improvisação, resiliência e adaptação ao novo cenário, o chamado novo normal (Hodder, 2020; Lloyd-Smith, 2020).

A COVID-19 impôs também desafios importantes à comunidade científica. A busca incessante por produzir conhecimentos e tecnologias válidas e úteis às tomadas de decisões, retratadas na divulgação de resultados de pesquisas científicas, de forma ampla e em um tempo recorde, foram características marcantes desses últimos dois anos. A extensão da crise na saúde e dos seus impactos dolorosos na vida das pessoas provocaram uma mobilização significativa de cientistas, instituições de fomento à pesquisa e agências de saúde especializadas, no sentido de desenvolverem processos e produtos na busca das melhores e mais eficazes soluções a curto e médio prazos, pelo menos (Cruz et al., 2021c). O período da pandemia se revelou um laboratório de intensa discussão sobre o papel da pesquisa científica e sua capacidade de busca de soluções imediatas, assim como de seus limites operacionais, das condutas éticas e dos conflitos de interesse a ela associada.

Nesse cenário, os periódicos científicos, veículos primordiais de divulgação de informações científicas, de maneira geral e dentro de suas áreas especializadas, se dedicaram a incentivar e a difundir pesquisas com foco pandemia da COVID-19. Preprints (publicações prévias) de artigos foram disponibilizadas gratuitamente por periódicos internacionais, na tentativa de compartilhar rapidamente os resultados das novas pesquisas, muitos deles assumindo os princípios da ciência aberta - compartilhamento de dados (Adams & Theis, 2020). Além disso, foi perceptível o aumento no volume de artigos científicos assinados por dezenas de pesquisadores, refletindo esforços colaborativos interdisciplinares e transnacionais.

A rPOT, nesse contexto, se alinhou a um movimento expressivo de periódicos científicos nacionais e internacionais, auxiliando na compreensão dos problemas enfrentados em decorrência da pandemia e, especialmente, na orientação técnico-científica de estratégias relativas às políticas e ações em saúde. Houve reconhecimento de que a pandemia desencadeou mudanças severas na produção e nas atividades organizacionais, afetando a saúde mental e a dinâmica dos processos de trabalho (Cruz et al., 2021a). Esses aspectos foram intensamente retratados nos artigos publicados na rPOT, em 2020 e 2021, tornando-se uma fonte de informações importantes para acadêmicos, líderes, psicólogos organizacionais, gestores de recursos humanos e trabalhadores, em geral.

Um dos principais desafios enfrentados nesse período, pelos periódicos científicos, e com a rPOT não foi diferente, foi acelerar o sistema de revisão por pares e o processo de editoração e publicação dos artigos, em sua forma definitiva. Todos esses esforços e mobilização de pareceristas e editores se alinhou ao propósito de rapidamente difundir os conhecimentos produzidos, sem perder de vista a garantia da qualidade da produção científica disponibilizada. Contudo, não tem sido um processo fácil, tendo em vista o volume expressivo de novos materiais que se dirigiram à rPOT, assim como às demais revistas científicas, e a dificuldade em rapidamente dispor os artigos aprovados na plataforma do PEPSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia).

Dados sobre publicações de pesquisas a respeito da COVID-19, ao longo dos anos de 2020 e 2021, indicam um crescimento exponencial delas, em um claro indicativo da mobilização da comunidade científica para validar informações relevantes e ampliar o alcance dos resultados das pesquisas (Adams & Theis, 2020; Lee & Haupt, 2021). Em periódicos do campo da saúde esse processo foi mais acentuado, especialmente em função da necessidade de proporcionar informações relevantes e atualizadas às políticas nesse campo. Ficou demonstrada que a difusão de informações técnicas e científicas de boa qualidade é uma necessidade permanente, acentuada em períodos de crises, como (Silva et al., 2021).

Faz parte do legado da pandemia da COVID-19 um conjunto significativo de estudos e reflexões sobre a qualidade da pesquisa científica e seus desafios técnicos, éticos e sociais diante de crises e emergências sanitárias (Cruz et al., 2021b). Foi colocada à prova a noção de que a pesquisa, e suas respectivas formas de difusão, raramente atingem um público amplo ou carecem de impacto social (Hodder, 2020).

Ao longo desse processo, foi necessário reconhecer que a produção e a divulgação científicas não podem caminhar ao largo dos grandes desafios pelas quais a sociedade atravessa e aqueles que decorrerão do pós-COVID-19. Ou seja, é necessário manter-se atento ao debate de perspectivas e argumentos, entre pesquisadores, formadores de opinião e divulgadores da ciência, na tentativa de reduzir a distância entre a produção acadêmica e a sociedade. Esse processo certamente auxilia no fortalecimento das boas práticas de validação e difusão de informações úteis e na saída de uma certa "zona de conforto" da comunidade científica, buscando inovar nas estratégias de produção e divulgação de conhecimentos e produtos científicos.

Para os pesquisadores, professores e demais profissionais da POT implica em construir pontes entre as necessidades das pessoas que vivem o mundo do trabalho e das organizações e o desenvolvimento científico, técnico e tecnológico. Ou seja, utilizar toda a expertise técnico-científica em identificar, mapear, avaliar, debater, compreender e explicar aspectos do comportamento no mundo do trabalho e das organizações, no sentido de promover ou aperfeiçoar mudanças relevantes à vida das pessoas, favorecendo uma maior aproximação entre a ciência e a vida prática.

O desafio de promover a disseminação de produções científicas e técnicas de boa qualidade persiste. A pandemia da COVID-19 provocou um amplo debate sobre problemas complexos, mas que, por sua vez, necessita de análises, reflexões e perspectivas de soluções baseadas em evidências. Esse é o campo em torno do qual os periódicos científicos buscam se alimentar. A rPOT segue o seu curso editorial de divulgação de contribuições científicas e práticas profissionais relevantes para o mundo do trabalho e das organizações, notadamente aquelas que envolvem aspectos psicológicos e psicossociais.

 

Referências

Adams, J., Light, R., & Theis, N. (2020). Mobilizing COVID-19 Science. Contexts, 19(4),36-41. https://doi.org/10.1177/1536504220977933        [ Links ]

Cruz, R. M., Borges-Andrade, J. E., Andrade, A. L. D., Moscon, D. C. B., Viseu, J., Micheletto, M. R. D..., & Carlotto, P. A. C. (2020). COVID-19: emergência e impactos na saúde e no trabalho. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 20(2), I-III. https://doi.org/10.17652/rpot/2020.2.editorial        [ Links ]

Cruz, R. M., Borges-Andrade, J. E., Andrade, A. L. D., Moscon, D. C. B., Viseu, J., Micheletto, M. R. D., ... & Carvalho-Freitas, M. N. D. (2021a). Produção e divulgação de conhecimentos científicos em tempos de pandemia da COVID-19. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 21(1), I-II. https://doi.org/10.5935/rpot/2021.1.editorial        [ Links ]

Cruz, R. M., Borges-Andrade, J. E., Andrade, A. L. D., Moscon, D. C. B., Viseu, J., Micheletto, M. R. D., ... & Carvalho-Freitas, M. N. D. (2021b). O legado da pandemia da COVID-19 para a psicologia das organizações e do trabalho. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 21(2),1-2. https://doi.org/10.5935/rpot/2021.2.editorial        [ Links ]

Cruz, R. M., Borges-Andrade, J. E., Andrade, A. L. D., Moscon, D. C. B., Viseu, J., Micheletto, M. R. D., ... & Carvalho-Freitas, M. N. D. (2021c). Ciência e conflitos éticos na gestão da pandemia da COVID-19. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 21(3), I-III. https://doi.org/10.17652/rpot/2020.3.editorial        [ Links ]

Hodder, A. (2020). New Technology, Work and Employment in the era of COVID-19: reflecting on legacies of research. New technology, work and employment, 35(3),262-275. https://doi.org/10.1111/ntwe.12173        [ Links ]

Howard-Grenville, J. (2020). Grand Challenges, Covid-19 and the Future of Organizational Scholarship. Journal of Management Studies, 58(1). https://doi.org/10.1111/joms.12647        [ Links ]

Lee, J. J. & Haupt, J. P. (2021). Scientific globalism during a global crisis: research collaboration and open access publications on COVID-19. High Educ, 81,949-966. https://doi.org/10.1007/s10734-020-00589-0        [ Links ]

Lloyd-Smith M. (2020). The COVID-19 pandemic: resilient organisational response to a low-chance, high-impact event. BMJ Leader, leader-2020-000245. https://doi.org/10.1136/leader-2020-000245        [ Links ]

Silva, R. G. D., Novaes, H., & Chammas, R. (2021). Science, technology and innovation-oriented health centers, a COVID-19 legacy. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 93. https://doi.org/10.1590/0001-3765202120201469        [ Links ]

Zanelli, J. C. (2001). Editorial. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 1(1),7-8. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572001000100001&lng=pt&tlng=pt.         [ Links ]

Creative Commons License